Consumo Consciente

O CASE Clube Eco Brasil, através da Campanha Consumo Consciente – "Meu Comércio Sustentável, Plante essa ideia!", visa retratar o efeito transformador que a proposta da Campanha gerará na atuação do cidadão (consumidor), do comerciante e do Setor Público (Poder Municipal, Estadual, Federal) para uma "Ação de Consumo com foco na Sustentabilidade", permitindo assim, que toda a cadeia envolvida invista na preservação do meio ambiente, cumprindo seu papel social. Ratificado na premissa de que, torna-se irrefutável o despertar da urgência de ações e engajamentos sociais que atrelem os interesses econômicos com o meio ambiente para obtenção do Desenvolvimento Sustentável.

A sustentabilidade está presente e atuante em todos os segmentos mercadológicos, pois a preservação do "meio" transcende o enfoque midiático ou propagandístico. Converge à sobrevivência da cadeia sistêmica, através dos seus respectivos agentes.

A campanha propõe o envolvimento do Ministério do Meio Ambiente e o do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, com o intuito de fomentar o Consumo Consciente em todo o país, conjunto com a AGVIPP e as empresas parceiras.

Tal proposta consiste proporcionar à imagem do Comércio, ser um catalisador de benefícios, tanto ao Terceiro Setor, gerando uma movimentação expressiva de vendas; ao consumidor, propiciando a satisfação dos desejos de consumo, através de premiações e, ao meio ambiente, sendo uma ferramenta direcionada ao despertar da consciência comportamental para o "Consumo Consciente", além de geradora de ações sustentáveis à preservação do ecossistema, através do plantio de árvores por meio da movimentação dos cartões Clube Eco Brasil, o qual aquecerá a Campanha "Meu Comércio é Sustentável, Plante essa ideia".

Em um cenário globalizado à ideia da Sustentabilidade, fomentar vendas no comércio, tendo o plantio como interesse público e a satisfação do consumidor, sendo gerada por meio de aquisições de prêmios, como: casas, carros, motos, além, do cartão Clube Eco Brasil com seu clube de benefícios, representará um diferencial para o segmento. Tornando-se uma referência de atuação.

A campanha incentivará vendas e possibilitará que as compras realizadas nos estabelecimentos locais, sejam convertidas em cupom para o cliente concorrer ao Mega Sorteio pela Loteria Federal.

E os benefícios duplicam-se, pois o acúmulo de R$1.000,00 (mil reais) em cupons fiscais, equivalerá 1(um) cartão Vale presente (Clube Eco Brasil) concorrendo a mais R$1.000,00 (mil reais) em vale compras, todas as semanas, durante um ano.

Todos unidos pela causa, propiciaremos ao Comércio uma atuação para o vértice à sustentabilidade.


A CAMPANHA E SEUS CAMPOS DE ATUAÇÃO:

COMÉRCIO - TERCEIRO SETOR

  • Formador de opinião para o aquecimento das vendas nos diversos estabelecimentos dos Municípios brasileiros credenciados à Campanha ao "Consumo Consciente", além de ser o "canal de conversão" das compras em prêmios ao Cliente.

SUSTENTABILIDADE

  • Responsabilidade Socioambiental: Ciente de que só através da conscientização, educação e responsabilidade socioambiental será possível minimizarmos os efeitos danosos ao ambiente, é que desenvolvemos esta Campanha com foco no “consumo consciente”, tendo o Comércio, como o agente a potencializar mudanças comportamentais e contribuir para a defesa e preservação do nosso ecossistema.

  • Consumo Consciente: No que tange as ações sustentáveis no campo mercadológico para o Setor do Comércio, a Campanha visa aquecer o mercado nacional de consumo com uma visão e postura mais sustentável, através do incentivo ao Consumo Consciente por meio do segmento de Cartão de Crédito Pré-Pago (Clube Eco Brasil). 
  • O consumo sustentável é uma das vertentes para diminuir a pegada ecológica do Planeta. Portanto, torna-se imprescindível a alteração comportamental dos cidadãos na direção de um consumo responsável, que tem como premissa a aquisição de produtos eticamente corretos. 
  • Neste contexto, o caminho a seguir para o "consumo consciente" versa para os 4R’s: Reduzir (consumir com responsabilidade), Reutilizar (dar um novo uso para materiais e recursos naturais), Reciclar (resgatando a utilidade dos materiais descartados), e evidentemente Repensar (solucionar os problemas na sua origem, ou seja, revendo o imaginário de consumo).

  • Plantio: A Campanha exercerá o papel de veículo à sustentabilidade, visto que, propõe a conversão da mesma quantidade das unidades dos cartões Clube Eco Brasil em plantio de árvores à preservação do ecossistema brasileiro.

PODER PÚBLICO - PREFEITURAS MINICIPAIS, MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE, MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO, INDÚSTRIA E COMÉRCIO

  • A participação destes agentes como incentivadores do "consumo consciente", agregará valor institucional a atuação da Administração Pública ao cumprir sua função social, através de políticas de preservação ambiental.
  • Desta forma, a campanha oferecerá ao mercado baiano e nacional, um produto diferente no segmento de cartão de crédito pré-pago, pois, além da função comercial, o mesmo exercerá o papel de veículo à sustentabilidade.
  • Para cada cartão Clube Eco Brasil, o projeto converterá no plantio de uma árvore à preservação do ecossistema brasileiro.

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