Jogada Sustentável

Conceituamos um mecanismo direcionado a construção de uma rede entre sociedade e atletas das várias modalidades, os quais serão envolvidos diretamente pelo Esporte e pela Sustentabilidade, através do exercício reeducacional ao cuidado ao meio ambiente e fomento às práticas esportivas, além da inclusão social. Assim, com essa força tarefa da participação dos poderes públicos, privados e sociedade, deixaremos legados ao ecossistema.

O Jogada Sustentável converterá a participação popular na coleta de materiais recicláveis em incentivo às práticas esportivas e a utilização dos equipamentos, além de propiciar interação com desportistas locais; gerar maior visibilidade aos “times” por estarem engajados em uma causa tão relevante como a “Sustentabilidade” e agregar valor institucional aos municípios ao cumprirem sua função social, através das políticas de preservação ambiental.

Seu mecanismo constitui-se como engrenagem de um processo educacional em prol da Sustentabilidade e do fomento do esporte; potencializando atletas conscientes, turismo na região e melhoria ao meio ambiente.

A postura ética com o social e o meio ambiente perpassam muito mais por uma questão de consciência, do que por engajamento ou políticas de desenvolvimento sustentável. Não há mais tempo para a forma de pensar que não reflita o ser humano mais desenvolvido, para quem os valores universais tornam-se seus próprios valores.

Os efeitos danosos no nosso ecossistema já atingiram patamares bastante elevados, de forma que, não há como negligenciar nas ações que atuem direta ou indiretamente na sustentabilidade, seja de forma coletiva ou individual.

Estejamos atentos que a natureza não impõe, predispõe. E o homem, que destino dará as suas ações?

MISSÃO
Assegurar a execução e o gerenciamento de qualidade do Jogada Sustentável como proposta de fomentar práticas esportivas, nas diversas modalidades, em prol da Sustentabilidade.

VISÃO
Ser o agente propulsor em incentivar ações motivacionais às práticas esportivas, através da participação ativa da sociedade pela sustentabilidade e pela inclusão social.

OBJETIVO GERAL
Consolidar a gestão de um modelo de negócio pautado no Esporte Sustentável – entrelaçamento do incentivo às práticas esportivas com ações sustentáveis, por meio da coleta de materiais recicláveis.

ATLETA CONSCIENTE - UM DIFERENCIAL
O esporte em geral, seja qual for a modalidade, é um veículo expressivo para o desenvolvimento físico, psíquico, emocional e social do ser humano; além de ser uma valiosa ferramenta para a inclusão social. Toda sociedade para desenvolver-se requer a atuação efetiva do setor público e privado com propostas que gerem oportunidades para novos profissionais no mercado. O JOGADA SUSTENTÁVEL contribuirá na área dos Esportes, com o incentivo de “atletas conscientes”.

Traz a premissa do conceito "Esporte Sustentável", pois compreende que saúde, qualidade de vida, sustentabilidade compõem uma base sólida para a manutenção das práticas esportivas, assim como, o valor de agregar no circuito social a defesa ao meio e concomitantemente, o incentivo ao esporte.

Tal proposta possibilitará visibilidade e abertura de mercado para talentos desportistas conscientes, fomentando a inclusão social por meio da ativação de práticas sustentáveis para preservação do ecossistema a todos os estados e municípios.

Se não buscarmos uma equação que faça alavancar o social, não atingiremos desenvolvimento sustentável. O JOGADA SUSTENTÁVEL agregará valor por ser proativo, inovador, potencialmente econômico e de cunho social e sustentável. Além, do retorno aos agentes que com ele interagir, gerando valores tangíveis e intangíveis ao mercado local; elevando atratividade entre os públicos; alavancando desenvolvimento para o esporte e para a região, por meio de investimentos sociais que fortalecerão o relacionamento da comunidade junto aos segmentos mercadológicos.

Os impactos positivos do jogada sustentável no mercado:

  • Colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões, através de ações que gerem o equilíbrio ecológico.
  • Incentivar práticas esportivas atreladas à educação ambiental.
  • Promover "esporte sustentável"
  • Fomentar engajamentos sociais em prol da sustentabilidade, gerando maior conscientização popular.
  • Colaborar com o desenvolvimento sustentável das regiões brasileiras, através de ações que gerem equilíbrio ecológico.
  • O "esporte sustentável" será realizado em qualquer localidade devidamente aprovado pelos entes competentes: Municipal, Estadual e Federal
  • Fomentar nos municípios ações para coleta de materiais recicláveis, como proposta de incentivo às práticas esportivas e utilização dos respectivos equipamentos. Ter acesso a todos os jogos locais por meio da conversão da coleta seletiva para reciclagem. Estabelecer parceria com Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis, devido sua importante função econômica, ambiental e de inclusão social, implicando em melhorias na gestão do meio urbano.

AÇÃO JOGADA SUSTENTÁVEL
A proposta consiste em converter uma determinada quantidade de materiais recicláveis pelo "voucher" de acesso aos jogos locais, fomentando a participação e colaboração da população no processo de Reciclagem, que representa uma significativa contribuição para redução da pegada ecológica do Planeta.

Desenvolvido com por tavares.in